Resumo

Objetivo:

Analisar a realidade do desenvolvimento do estilo de vida ativo nacional, esclarecer suas limitações e contramedidas.

Metodologia:

Foram empregados dados oficiais e consultas em referências bibliográficas atualizadas para o levantamento dos principais problemas com o estilo de vida sedentário e suas possíveis soluções.

Resultados:

Os três problemas urgentes a serem resolvidos nos serviços públicos são a construção de instalações esportivas, organização de atividades esportivas regulares e o estabelecimento de organizações esportivas. Apenas alguns poucos esportes foram promovidos em operações concretas. A educação física inadequada e os serviços públicos essenciais deficitários também são fatores que afetam a saúde nacional.

Conclusão:

A construção de instalações esportivas e o fornecimento de ambientes com equipamentos esportivos não são suficientes contra o sedentarismo. Políticas relevantes devem ser executadas juntamente com uma propaganda massiva sobre os benefícios do estilo de vida ativo. A orientação contínua de assistentes sociais em grupos esportivos comunitários para promover a participação das massas também é fundamental para a promoção da saúde através de intervenções esportivas.

Acessar