Resumo

O esporte é um fenômeno que possibilita aprofundamentos políticos, sociais, educacionais e culturais. A prática esportiva nas manifestações Esporte-educação, Esporte-participação e Esporte-rendimento, desde criança é recomendada visando promover a saúde melhorando a qualidade de vida e combatendo a inatividade física. A iniciação, formação atlética geral e específica são fases do treinamento a longo prazo, que realizadas na fase maturacional correta, desenvolvem melhor as potencialidades físicas individuais ao longo da idade escolar. Apesar do voleibol ser o 2°esporte mais praticado no Brasil, referência mundial pelas sucessivas conquistas em campeonatos internacionais, esse esporte é pouco praticado nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro devido aos graves problemas da educação brasileira como o baixo investimento na educação em geral, baixo salários do professores, infra-estrutura inadequada e carga horária insuficiente para as aulas de educação física. A questão geral a investigar nesse estudo é o desenvolvimento da iniciação e formação atlética geral do esporte voleibol na Educação Física escolar como base para a propagação do Esporte-educação, participação e rendimento. Método: pesquisa qualitativa descritiva, a amostra é composta por professores da rede pública e profissionais do voleibol. O principal instrumento de coleta de informações foi por meio de uma entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi feita com base na correta compreensão, interpretação e dialetização dos dados gerados pelas entrevistas semi-estruturadas e marcos teóricos que bem delimitaram o objeto de estudo nessa pesquisa. As informações obtidas pela entrevista semi-estruturada foram distribuídas em categorias gerais e analisadas de forma descritiva e interpretativa, com a explanação narrativa e estreita relação com as preposições teóricas. Conclusão:os investimentos insuficientes na educação, deficiências graves na infraestrutura das escolas do município do Rio de Janeiro, falta de equipamento esportivo, desvalorização salarial do professor, carga horária insuficiente e ausência do método adequado para desenvolver a formação básica do voleibol para crianças, denotam a falta de vontade política e prioridade com a educação e impossibilitam o desenvolvimento da iniciação e formação atlética geral com qualidade nas escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro.

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