Desenvolvimento e Validação de Um Método Para Avaliação da Aprendizagem dos Princípios do Pilates (maappilates)
Por Ana Paula Schú de Souza (Autor), Cláudia Tarragô Candotti (Autor), Kaanda Nabilla Souza Gontijo (Autor), Débora Werba (Autor), Jefferson Fagundes Loss (Autor), Ana Paula Jaques Flores (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivos: (i) desenvolver o Método de Avaliação da Aprendizagem dos Princípios do Pilates (MAAPPilates) com base nos estágios da aprendizagem motora (cognitivo, associativo e autônomo); (ii) verificar a validade de conteúdo do método; e (iii) avaliar a reprodutibilidade intra e inter-avaliador do método. Para a validação de conteúdo quatro experts receberam a planilha de avaliação de dois exercícios de Pilates (The Hundred e Roll Up) juntamente com um vídeo mostrando a execução dos exercícios. Para a avaliação de reprodutibilidade três avaliadoras analisaram, de forma independente e em dois momentos distintos com intervalo de sete dias entre eles, vídeos de 30 participantes executando os dois exercícios. Para avaliar a reprodutibilidade intra-avaliador foram utilizados os resultados da 1ª análise comparativamente a 2ª análise da mesma avaliadora, e para avaliar a reprodutibilidade inter-avaliador foram utilizados os resultados da 1ª análise das três avaliadoras. A análise estatística foi baseada no ICC (< 0,05). Depois de efetuadas as alterações solicitadas pelos experts, a versão final do instrumento foi considerada muito adequada quanto ao objetivo de avaliar a aprendizagem dos princípios do Pilates por meio dos estágios da aprendizagem motora, confirmando a validação de conteúdo. Os valores de ICC foram em média 0,792 e 0,664, confirmando a reprodutibilidade intra e inter-avaliador, respectivamente. Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar que o MAAPPilates é válido e reprodutível, podendo ser utilizado por diferentes avaliadores ou pelo mesmo avaliador em diferentes momentos, fornecendo informação confiável sobre qual o estágio da aprendizagem motora em que se encontra o praticante de Pilates, podendo auxiliar no processo de avaliação e no desenvolvimento e acompanhamento de um treinamento de Pilates.