Desenvolvimento e Validação de Um Questionário Sobre Uso do Facebook Voltado Para Praticantes de Atividades Físicas em Academias
Por Matheus Pedroso (Autor), Rodrigo Sartori (Autor), Caroline Dias (Autor), Cristian Roncada (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 22, n 4, 2017.
Resumo
A prática de atividades físicas vem sofrendo modificações com o avanço da internet. Usuários de academias utilizam desta tecnologia para se conectarem as redes sociais virtuais como o Facebook. Assim, o estudo tem como objetivo construir e validar um questionário sobre o uso do Facebooke a prática de atividades físicas. A partir do referencial teórico elaborou-se 20 itens separados em cinco domínios, com respostas em escala do tipo Likert, com pontuação final de 0 a 100. A validação interna do instrumento foi feita em cinco etapas: a) alfa de Cronbach (αC); b) Correlação de Kendall; c) coeficiente de correlação intraclasse; d) efeitos de teto/piso; e) índice de Kappa. A amostra foi composta por 385 alunos de academias, sendo 273 do sexo feminino (70,9%), com média de idade 31,61±9,62 anos. Os valores atribuídos ao coeficiente de αC demonstram haver excelente fiabilidade entre perguntas (itens) e suas respostas (αC=0,923). Ao aplicarmos a correlação do αC (r²) encontramos todos os valores acima do esperado: ≥0,3, reforçando uma associação positiva entre itens e categorias. Os valores encontrados com a aplicação dos efeitos do teto/piso nos mostram que 10 itens (50%) apresentaram um efeito piso. A reprodutibilidade por meio do índice de Kappa atribuiu valor máximo (muito bom) para 11 itens, sendo que nenhum ficou na classificação mais fraca (pobre). Por fim, a validação demonstrou que o instrumento possui um bom desempenho para avaliar o que se propõe.