Desenvolvimento Humano e Transmissão de Valores nos Projetos Socioesportivos do Instituto Compartilhar: a Perspectiva dos Ex-alunos
Por Ana Elisa Guginski Caron (Autor), Tatiana Sviesk Moreira (Autor), Gilmar Francisco Afonso (Autor), Wanderley Marchi Júnior (Autor).
Em Motrivivência v. 29, n 50, 2017. Da página 31 a 49
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto da participação de crianças e jovens nos projetos socioesportivos do Instituto Compartilhar (IC) com base na percepção de ex-alunos. Questionários online foram submetidos aos ex-alunos, obtendo 738 questionários respondidos. Com base nas respostas dos ex-alunos do IC, identificamos que a participação em um projeto pode ser sim uma possibilidade de interiorização de valores sociais – 90,40% dos respondentes afirmaram que aprenderam valores como trabalho em equipe e 88,80% aprenderam respeito durante o tempo de participação no projeto - e de contribuição para o desenvolvimento humano dos alunos envolvidos, sendo que 78% dos envolvidos na pesquisa afirmaram que o projeto contribuiu para o seu desenvolvimento como cidadão. Concluímos também que a metodologia utilizada pelo IC cumpre com um dos seus objetivos que é ensinar uma modalidade esportiva ao considerarmos que 63% dos ex-alunos afirmaram que aprenderam a jogar muito bem uma modalidade esportiva.