Resumo

O desenvolvimento infantil é um marcador importante da saúde e bem-estar na primeira infância. OBJETIVO: Descrever o desenvolvimento infantil de crianças de áreas urbana e rural de três regiões do Brasil (Centro-Oeste- CO, Nordeste- NE e, Sudeste- SE).MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, com responsáveis de 683 crianças de 36 a 59 meses, participantes do Estudo SUNRISE -Brasil, matriculadas em escolas públicas. O questionário ECDI30 foi aplicado no formato de entrevista presencial/telefone com questões que avaliam aprendizagem, saúde e bem-estar psicossocial. As respostas foram classificadas e as crianças categorizadas como dentro do esperado para o desenvolvimento saudável ou não com base na pontuação geral (acertos para cada idade em meses: 36 a 41; 42 a 47 e 48 a 59 meses. Foi utilizado o teste Z para comparação de proporções. O nível de significância foi de 5%.RESULTADOS: Participaram 683 crianças (49,86 ± 6,68 meses), 349 (51,1%) provenientes de área urbana e 334 (48,9%) de área rural. O total de 77,96% das crianças foram categorizadas dentro do esperado para o desenvolvimento saudável. Por regiões o índice foi de 80,48% na região NE, 79,05% no SE e 76,58% no CO. Independentemente da região, meninas apresentaram maior proporção de desenvolvimento adequado (86,47%) em comparação aos meninos (71,14%) (Z = 4,90; P = <0.001). Crianças da zona urbana apresentaram melhores indicadores (81,40%) do que as da zona rural (74,30%), independente da região (Z = 2,45; P = 0,014). Crianças de 36 a 41 meses que atingiram maior proporção de desenvolvimento adequado (93,97%) em comparação às de 48 a 59 meses (71,29%) (Z = 5,08; P = <0.001).CONCLUSÃO: A análise revelou desigualdades no desenvolvimento infantil nas diversas regiões do Brasil. O planejamento de políticas públicas voltadas à primeira infância deve considerar as características regionais e o contexto em que elas vivem.

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