Resumo

Introdução: Apesar dos avanços no manejo da criança nascida pré-termo terem aumentado a sobrevida desta população considerada de risco, esses recém-nascidos apresentam-se vulneráveis a uma ampla gama de deficiências neurológicas, e diversos fatores agindo sequencialmente em seu crescimento e desenvolvimento ao longo do tempo. Objetivos: (1) investigar o desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem em crianças nascidas prematuras e de baixo peso e a prevalência de atraso no seu desenvolvimento dos 4 aos 24 meses de idade corrigida em um ambulatório de seguimento; (2) verificar a associação dos fatores biológicos e ambientais com o desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem de crianças nascidas prematuras e com baixo peso aos 12, 18 e 24 meses de idade corrigida, acompanhadas por ambulatório; (3) comparar o desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem e a prevalência de atraso do desenvolvimento de prematuros extremos, muito prematuros e prematuros moderados/tardios dos 4 aos 24 meses de idade corrigida, acompanhados em ambulatório; (4) verificar as associações dos fatores biológicos e ambientais com o desenvolvimento dos prematuros extremos, muito prematuros e prematuros moderados/tardios dos 4 aos 24 meses de idade corrigida. Métodos: Estudo longitudinal, associativo, observacional e prospectivo. Os dados foram coletados com 186 crianças, as quais foram acompanhadas dos 4 aos 24 meses de idade corrigida, pelo Ambulatório de Neonatologia de um hospital do sul do Brasil, no período de 2016 a 2019. A amostra do estudo foi por exaustão; foram consideradas como potenciais participantes todas as crianças acompanhadas pelo ambulatório dentro do período proposto, ou seja, crianças com idade gestacional menor de 37 semanas e peso menor de 2000g. Foram incluídas no presente estudo todas aquelas crianças que compareceram às consultas médicas nas idades pré-determinadas no período da pesquisa, e cujos pais tenham aceitado participar, com assinatura do termo de consentimento. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do hospital de origem sob número CAAE 13353219.4.0000.5327. Como instrumentos da coleta foram utilizados Bayley Scales of Infant and Toddler Development – 3ª edição (Bayley-III), Daily Activities of Infant Scale (DAIS), e Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI). Resultados: os resultados indicaram: a) os escores cognitivos e da linguagem se apresentaram acima de 90,0, enquanto os escores motores abaixo da média ocorreram aos 8 e 12 meses de idade corrigida; b) a maior prevalência de atraso cognitivo foi 31% aos 24 meses, da linguagem foi 50% aos 24 meses, e motor foi 54,3% aos 8 meses; c) o tempo de internação hospitalar e de oxigenoterapia, hemorragia peri-intraventricular, leucomalácia, convulsão, peso ao nascimento, número de consultas no pré-natal, escolaridade dos pais, práticas parentais, conhecimento dos pais e união estável dos pais foram os principais preditores do desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem da amostra em geral aos 12, 18 e 24 meses; d) nos prematuros extremos os escores cognitivos se mostraram abaixo da média aos 8 meses, da linguagem aos 24 meses, e os motores aos 8, 12 e 18 meses; e) nos muito prematuros escores motores abaixo da média foram observados aos 8 meses, e na linguagem aos 4 mese; f) nos prematuros moderados e tardios não houve diferença significativa dos escores cognitivo, motor e da linguagem dos 4 aos 24 meses de idade corrigida. Discussão e Conclusão: Maior prevalência de atraso motor foi percebida aos 8 meses de idade corrigida dos prematuros do estudo, enquanto o atraso cognitivo e da linguagem foi mais prevalente aos 24 meses de vida. Os fatores ambientais ganharam destaque em relação aos biológicos ao predizer o desenvolvimento infantil ao longo dos 12, 18 e 24 meses. Nesse sentido, propostas de estratégias de intervenção com foco na promoção de ambiente de qualidade e de parentalidade positiva devem ser discutidas, uma vez que fatores relacionados às famílias, como escolaridade e práticas parentais, mostraram-se importantes preditores do desenvolvimento infantil de prematuros com baixo peso.

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