Desenvolvimento Motor de Crianças com Indicadores de Dificuldades na Aprendizagem Escolar
Por F. R. Neto (Autor), G M. F. de Almeida (Autor), G. Caon (Autor), J. Ribeiro (Autor), J. A. Caram (Autor), E. C. Piucco (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 15, n 1, 2007. Da página 45 a 52
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento motor e as características psicossociais de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. A população foi composta por 289 crianças matriculadas de 1ª.a 4ª. série em uma escola municipal de Florianópolis/SC, avaliadas sob os aspectos de crescimento, postura, aptidão física e rendimento escolar. A partir da análise desses resultados, 31 crianças constituíram a amostra, caracterizada pelos indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. Essas crianças foram avaliadas pela Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (ROSA NETO, 2002) e por um Questionário Psicossocial. Para a análise estatística utilizou-se o programa informático Epi-Info 2000 (CDC, 2004) usando a freqüência, porcentagem, média, variância, desvio padrão, valor mínimo, valor máximo e mediana. De acordo com a classificação da EDM, 74,3% dos escolares apresentaram índice de “Normal Médio” à “Normal Baixo” com média do Quociente Motor Geral de 89,48 (normal baixo). Do total de escolares avaliados, 87,1% (n=27) apresentou média de 16 meses de atraso motor. Grande parte dos estudantes era proveniente de famílias com alterações psicossociais, sugerindo correlação entre esses fatores. Enfatiza-se a necessidade de avaliação b e intervenção nas fases iniciais do período escolar, através de estratégias e técnicas que minimizem os déficits ocasionados pelas condições adversas, promovendo assim, maior inclusão social dessas crianças.