Desenvolvimento Motor de Crianças, de Idosos e de Pessoas com Transtornos da Coordenação
Por Suely Santos (Autor), Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 18, n 5, 2004. Da página 33 a 45
Resumo
Introdução
O movimento é precioso e está presente em todos os momentos da nossa vida, da inabilidade para a habilidade e, novamente, para a inabilidade na idade avançada (KRETCHMAR, 2000), ainda que o significado de ficar em pé pela primeira vez e a dificuldade em levantar-se no final da vida seja diferente. As mudanças do comportamento motor e o(s) processo(s) que embasam essas mudanças durante o ciclo vital são o foco de estudo da sub-área desenvolvimento motor (CLARK & WHITALL, 1989a). Nesse sentido, mudança é uma palavra-chave dentro do conceito de desenvolvimento, não apenas no que se refere ao surgimento, mas também, a perda de comportamentos (SANTOS, 2002).