Resumo
O objetivo principal deste estudo foi investigar o desenvolvimento motor de ,crianças participantes de programas esportivos de Florianópolis, SC, em relação às ,habilidades motoras específicas do voleibol. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa do ,tipo descritiva, no método empírico analítico. Fizeram parte de amostra 90 participantes de ,ambos os sexos, sendo 31 da categoria Pré-Mirim, 22 da categoria Mirim e 37 da Infantil. Como instrumento, criou-se e validou-se uma escala do tipo Lickert de habilidades ,motoras do voleibol, que possui 20 itens onde a ênfase é a complexidade da tarefa e 13 ,onde a ênfase é a organização. No tratamento dos dados utilizou-se a estatística descritivaa ANOVA de Kruskal-Wallis e o Teste U de Mann-Whitney, através do programa ,estatístico Simstat for Windows. Os resultados mostraram melhores índices de capacidade ,de realização para as habilidades onde a ênfase é a complexidade da tarefa, e inferiores ,quando a ênfase é a organização. Nas três categorias os participantes apresentaram níveis ,elevados na capacidade de realização, mas somente nos níveis mais baixos de dificuldade ,de cada habilidade. Quando a ênfase é a complexidade, o saque, o toque e a mancheteforam as habilidades com melhores níveis de capacidade de realização, enquanto que a ,cortada e o bloqueio apresentaram níveis mais baixos. Quando a ênfase é a organização, os ,participantes apresentaram níveis baixos de capacidade de realização, principalmente, no ,ataque. Na recepção do saque e na defesa, os níveis de capacidade de realização foram ,melhores, mas somente no primeiro nível de dificuldade. Diferenças significativas na ,capacidade de realização foram encontradas somente nos níveis intermediários de ,dificuldade, principalmente entre as categorias Pré-Mirim e Infantil. Entre as categorias ,Pré-Mirim e Mirim, e Mirim e Infantil os participantes apresentaram poucas diferenças ,entre si. A análise dos dados permitiu verificar a importância da variação nos níveis de ,complexidade e organização das tarefas no processo de aprendizagem. Este deve ser ,desenvolvido através do aumento progressivo do nível de dificuldade das habilidadesrespeitando os níveis de capacidade de realização dos participantes, ao mesmo tempo quea realização das tarefas motoras, sejam metas possíveis de serem realizadas por eles.