Desenvolvimento Motor de Crianças Surdas com e Sem Implantes Cocleares
Por Freja Gheysen (Autor), Gerrit Loots (Autor), Hilde Van Waelvelde (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o impacto de um implante coclear (IC) sobre o desenvolvimento motor de crianças surdas. O estudo envolveu 36 crianças surdas incluídas (15 meninos, 21 meninas; de 4 a 12 anos de idade), sem quaisquer problemas de desenvolvimento. Dessas crianças, 20 haviam recebido um IC. Quarenta e três crianças ouvintes formaram o grupo controle. O desenvolvimento motor foi avaliado por três testes padronizados: o teste ABC do Movimento, o teste KTK (Teste de Coordenação Motora para Crianças) e o teste de equilíbrio sobre uma perna. Os resultados mostraram que as crianças ouvintes desempenharam, em média, significativamente melhor que as crianças surdas (usando ou não um IC). Quanto ao uso de um IC, houve apenas uma diferença significativa em um subteste entre os dois grupos, apesar de haver uma tendência não significativa para o grupo de surdos com IC em pontuar um pouco pior, em média, que o grupo de surdos sem IC. Isso conduziu a algumas diferenças significativas entre o grupo de ouvintes e o grupo de surdos com IC em relação às medidas que exigiam equilíbrio, o que não foi válido para a comparação entre ouvintes e surdos sem IC. Embora este estudo não tenha demonstrado um impacto positivo ou negativo do IC no equilíbrio e nas habilidades motoras, os dados sugerem a necessidade de mais pesquisas, preferencialmente longitudinais. (Trad. Caio Ferraz Cruz)