Resumo

Introdução: A cultura infantil caracteriza-se pela participação em eventos lúdicos, os quais tem demostrado ter reflexos diretos no desenvolvimento motor e cognitivo, outros indicadores evidenciam que aprendizagem e o rendimento escolar também são afetados por esse contexto, mas por outro lado, a não participação nesses eventos dificultam a aprendizagem e o rendimento escolar. Objetivo: A pesquisa teve como foco analisar as Habilidade Motora Básicas(HMB) dos participantes e a possível relação com o rendimento escolar. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 28 escolares de ambos os sexos, sendo 13 do feminino e 15 do masculino, de idade média de 10 anos, do 4º ano do ensino fundamental I, de uma Escola Pública Estadual, localizada na Zona Oeste de Macapá-Ap. Trata-se de uma pesquisa transversal e de campo quantitativo. Para a verificação do perfil de desenvolvimento das habilidades motoras básicas (HMB) das crianças foi utilizado o protocolo do Teste Gross Motor Development Second Edition (TGMD-2), proposto por Ulrich (2000) e validado no Brasil por Valentini et al. (2008), para analisar as habilidades motoras e o histórico escolar dos alunos com o intuito de analisar o rendimento escolar. A análise dos dados foi realizada através do software BioEstat 5.0 (AYRES et al., 2007), Estatísticas descritivas foram calculadas para todas as variáveis. Nos resultados foi encontrada correlação entre habilidades motoras e as disciplinas, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Recreação/Jogos. Resultados: Os resultados são apresentados em tabela (abaixo) e relacionam desempenho nos testes (QMA, Locomoção, Agarrar e Galopar) com o rendimento escolar. Foi encontrada a correlação positivas entre as habilidades motora e as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Recreação/Jogos. Conclusões: Pelos resultados obtidos, podemos concluir que foi encontrada correlação positiva entre habilidades motoras e o rendimento escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Recreação/Jogos. Através deste e de outros estudos aqui apresentados, acredita-se que o “sucesso” da criança na escola é construído também através das suas experiências motoras, e não pode se separar.

Acessar Arquivo