Resumo

Introdução: O desenvolvimento motor sofre alterações contínuas ao longo da vida como resultado da interação entre os componentes genéticos e culturais. Acreditamos desta forma que o desenvolvimento motor pode sofrer alterações devido a vários fatores, entre eles o cotidiano do indivíduo. Objetivo: O objetivo do trabalho é verificar se os hábitos do cotidiano influenciam no desenvolvimento motor das crianças. Metodologia: Este estudo trata-se de uma pesquisa transversal, qualitativa e com estatística descritiva que pretende relacionar a coordenação motora das crianças avaliadas através do teste KTK e o histórico de vida analisado através de um questionário semiestruturado. Participaram deste estudo 18 escolares do 6º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, com idade entre 10 e 11 anos de ambos os sexos, autorizados através de termo de livre consentimento esclarecido assinado pelos pais. Resultados: Quando questionados se praticam atividades físicas, 100 % dos alunos responderam que sim, 50% responderam que os pais praticam atividades físicas e 61% que os pais os convidam a praticar atividades físicas. Em relação a aparelhos eletrônicos, 100 % dos alunos responderam utiliza-los e quando questionado sobre o tempo, 56 % responderam que utilizam por 3 horas ou mais. Os resultados do teste KTK apontaram que 66% dos avaliados apresentam coordenação motora normal, 17% boa coordenação e 17% muito boa coordenação.

Acessar