Resumo

Uma queixa freqüente constatada entre pais e professores de crianças em idade escolar é o problema na aprendizagem e o baixo rendimento apresentado. Segundo Rosa Neto (1996), o termo problemas de aprendizagem é genérico e engloba todo resultado inferior a expectativa e toda e qualquer causa, seja ela interna ou externa ao sujeito; deficiência na aprendizagem denota uma incapacidade intelectual estando ligada a noção de Q.I. rebaixado ou inferior a média (indivíduos com retardo mental); dificuldades de aprendizagem refere-se a escolares com Q.I. normal que apresentam dificuldades específicas ou não no rendimento acadêmico; já as crianças com transtornos de aprendizagem são aquelas que costumam sair da norma de sala de aula, apresentam uma discrepância significativa entre seu rendimento escolar (leitura, escrita e cálculo) e o potencial intelectual estimado; ainda incluem alterações em um ou mais processos de desenvolvimento, tais como: pensamento e memória; linguagem (atraso de linguagem, dislalia, ecolalia, etc.); atenção, percepção e conduta; leitura (dislexia); escrita (disgrafia, disortografia); cálculo (discalculia) e coordenação motora (torpeza motriz).