Desenvolvimento Pessoal e Social em Educação Física e Esportes: Um Estudo de Revisão
Por Kristine de Martelaer (Autor), Leen Haerens (Autor), An de Meester (Autor), Frans J Prins (Autor), Laurent Chapelle (Autor), Katrijn Opstoel (Autor).
Resumo
Esta revisão fornece uma visão geral da literatura existente sobre o desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens em idade escolar (ou seja, de 6 a 18 anos) no contexto da educação física e esportes. Um total de 4359 artigos não duplicados foram recuperados de seis bancos de dados. Após a triagem do título, resumo e texto completo, 88 artigos preencheram os critérios de inclusão e foram incluídos para análise posterior. Os artigos tiveram que ser publicados em uma revista revisada por pares entre 1 de janeiro de 2008 e 6 de dezembro de 2017. Os 88 estudos usaram vários modelos, métodos e instrumentos de estudo para investigar uma variedade de conceitos relacionados ao desenvolvimento pessoal e social. Os conceitos foram agrupados nos 11 temas seguintes: ética do trabalho; controle e gerenciamento; estabelecimento de metas; tomando uma decisão; Solução de problemas; responsabilidade; Liderança; cooperação; conhecer pessoas e fazer amigos; comunicação; e comportamento pró-social. As principais descobertas para cada um dos 11 temas são relatadas e limitações e implicações são fornecidas para orientar pesquisadores e profissionais em seus futuros trabalhos.