Desenvolvimento Positivo de Jovens Por Meio do Esporte: a Visão de Estudantes-estagiários de Educação Física
Por Alexandre Vinicius Bobato Tozetto (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Carlos Ewerton Fernandes Palheta (Autor), Eduardo Leal Goulart Nunes (Autor), Michel Milistetd (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: O Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ) orienta para a formação cidadã por meio do esporte (CÔTÉ et al., 2010). Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar a importância atribuída ao esporte na formação de jovens por estudantes-estagiários de Educação Física. Metodologia: Participaram do estudo, com abordagem qualitativa dos dados, nove estudantes-estagiários do curso de bacharelado em Educação Física de uma universidade federal do sul do Brasil. As informações obtidas nas entrevistas semiestruturadas foram transcritas e interpretadas por meio da análise de conteúdo. O projeto foi aprovado no CNEPSH (Parecer n° 169.330/2012) e os procedimentos éticos foram respeitados e os consentimentos dos participantes foram obtidos. Resultados: As evidências demonstram que os estudantes investigados acreditam que o esporte pode fomentar as quatro dimensões (competências, caráter, confiança, conexão) para o DPJ em sua totalidade. A dimensão com maior destaque nas falas dos estudantes (E1, E2, E3, E6, E7, E9) foi a “confiança”, não apenas no esporte, mas para que os praticantes se tornem resilientes na vida e não desistam de seus objetivos. O “caráter” foi outra dimensão descrita, onde os estudantes (E2, E3, E5, E8, E9) ressaltaram a necessidade de abordar na formação esportiva, valores como o respeito e a ética no esporte e para a vida. Além de salientarem as “competências” e habilidades específicas do esporte nos componentes táticos, técnicos e físicos (E1, E2, E5, E8, E9), alguns estudantes investigados acreditam que o esporte pode proporcionar diversas experiências sociais e colaborar para o desenvolvimento da “conexão”, ao proporcionar o trabalho em equipe no convívio com os outros e ao ajudar o próximo (E3, E5, E6, E7, E9). Conclusões: As quatro dimensões mencionadas demonstram uma visão ampliada de estudantes-estagiários sobre as possibilidades de formação por meio do esporte, o que pode impactar na formação esportiva e na vida de crianças e jovens.