Resumo

Atualmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem ganhando maior visibilidade. Tratando-se de um transtorno global do desenvolvimento e, conhecendo suas implicações para a vida das crianças, surgiu a necessidade de novas terapias e abordagens para atender as necessidades de crianças autistas de forma a se desenvolverem plenamente. Neste contexto surge a Equoterapia com uma proposta de terapia vinculada à psicomotricidade, na qual, através do desenvolvimento psicomotor, sociabilização, aprendizado e afetividade, essas crianças possam ter maior autonomia em suas vidas. O Objetivo geral deste trabalho é verificar a contribuição da Equoterapia no desenvolvimento psicomotor da criança com TEA sob a perspectiva do professor de Educação Física e do Psicólogo. Como metodologia, aplicamos um questionário aberto para cinco profissionais que atuam em centros de equoterapia de São Paulo e trabalham, ou já trabalharam, com crianças com TEA. Para o tratamento dos dados utilizamos a análise temática onde escolhemos cinco categorias temáticas para analisar. Como resultados pudemos observar que assim como a literatura afirma, a Equoterapia, sob a visão dos psicólogos e professor de educação física, traz benefícios afetivos, cognitivos e motores para os praticantes com TEA, embora os centros utilizem métodos de abordagem e avaliativos heterogêneos. Independentemente dos fatores questionados neste trabalho, ficou evidente a dedicação de todos os profissionais envolvidos e, principalmente, a experiência incrível de ver essas crianças percebendo um mundo novo com o cavalo e através disso o processo de autodescoberta como pessoas no mundo.

Acessar