Desenvolvimento Psicomotor e Desempenho Acadêmico de Escolares com Idade Entre 10 e 12 Anos, com Indicativos de Transtorno da Falta de Atenção/hiperatividade
Por Thaís Silva Beltrame (Autor), Juliana da Silva (Autor), Gilmar Staviski (Autor).
Em Cinergis v. 8, n 1, 2007. Da página 33 a 39
Resumo
O objetivo do trabalho foi investigar o desenvolvimento motor e o desempenho acadêmico de crianças com indicativo de TDAH, com idades entre 10 e 12 anos. Participaram do estudo, 20 crianças, matriculadas no ensino fundamental de uma escola municipal de São José/SC. Foram utilizados três instrumentos para coleta dos dados: o protocolo do DSM-IV da American Psychiatric Association; o Teste para Avaliação do Movimento da Criança (ABC) de Henderson e Sugden, e o Teste de Desempenho Escolar (TDE) de Stein. Com relação às habilidades motoras dos escolares, observou-se que as meninas tiveram melhor desempenho nas provas de Destreza Manual, enquanto os meninos obtiveram melhores resultados no Equilíbrio e Habilidades com Bola. Oito alunos alcançaram resultados médios e 12 resultados inferiores no Teste de Desempenho Escolar. Dez crianças receberam a classificação de Habilidades Motoras Normais, 5 receberam a classificação Distúrbios Motores Leves e 5 Distúrbios Motores Graves. Os resultados apresentados mostram que crianças com TDAH têm maior tendência a apresentar problemas de desenvolvimento motor e de dificuldade de aprendizagem, quando comparados
com estudos realizados com populações de crianças sem o TDAH.