Desenvolvimento de Um Instrumento Para Avaliar Barreiras Para a Prática de Atividade Física em Adolescentes
Por Mariana Silva Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 14, n 2, 2009.
Resumo
adolescentes. O conteúdo do instrumento foi obtido través da metodologia de grupos focais e as entrevistas niciais foram conduzidas com adolescentes (n=59) matriculados no ensino édio de diferentes regiões da cidade. O conteúdo das ntrevistas foi analisado através das frequências relativas e bsolutas dos relatos de acordo com a classifi cação pontada na literatura. Após verifi car a clareza o questionário foi submetido à estagem de validade (fatorial e construto) e fi dedignidade (consistência interna e reprodutibilidade). A comparação entre os escores médios de cada questão com os níveis de atividade física n=108). A fi dedignidade foi verifi cada através da onsistência interna, com Alfa de Cronbach, e do procedimento de teste-reteste om uma semana de intervalo (n=66). As 52 questões estacadas nos grupos focais resultaram em oito fatores (24 uestões). A variância total da escala foi de 68,39%, com fator um representando 25,65% e o fator dois 8,38%. Entre os fatores a eprodutibilidade (correlação intraclasse) variou entre ,58 e 0,87 e os valores de Alfa de Cronbach entre 0,75 e 0,53. Apenas três fatores apresentaram valores adequados de eprodutibilidade, consistência interna e correlação com os escores de tividade físicas e as questões destes fatores foram incluídas na versão fi nal do instrumento. O instrumento desenvolvido presentou validade e fi dedignidade adequadas para valiar barreiras para a prática de atividades físicas em adolescentes rasileiros.