Resumo

Foi desenvolvido um instrumento eletrônico de precisão – PLATAFORMA DE PS-65 para medição da altura de saltos verticais, a partir do tempo de vôo captado.

Foram comparadas as alturas obtidas no teste “Sargent Jump” e na plataforma de Salto PS-65, de saltos executados por 67 sujeitos. Este procedimento revelou que as alturas obtidas no “Sargent Jump Test” foram significativamente maiores (p< 0 .0l – masculino e p< 0.05 – feminino) do que as alturas obtidas na plataforma para estes mesmos saltos.

Foi concluído que o “Sargent Jump Test” envolve uma estratégia individual de posicionamento dos segmentos do corpo no espaço e não representa a distância real percorrida pelo centro de gravidade do indivíduo no salto vertical.

Foi feita medição antropométrica em 92 indivíduos do sexo masculino e calculada a composição corporal. Foram aplicados, nesta amostra, dois testes de saltos único – salto com movimento contrário e salto estático a 90° - e o teste de saltos consecutivos, com utilização da Plataforma de Salto PS-65. O teste de saltos verticais máximos consecutivos foi desenvolvido neste estudo para observação temporal do desempenho do salto vertical. Ao todo foram analisadas 19 variáveis, sendo a inclinação da curva de altura dos saltos considerada a variável dependente.

A análise das curvas de altura dos 92 indivíduos testados, que revelou que a amostra envolvia três grupos distintos de desempenho: Grupo A – reduzida inclinação da curva de altura (4.81± 3.05º); Grupo B – inclinação intermediária da curva de altura (18.27± 3.49º) e Grupo C – acentuada inclinação da curva de altura (30.09±5.16º).

Em conseqüência da análise múltipla das variáveis obtidas no (a) salto com movimento contrário, (b) salto estático a 90º, (c) saltos consecutivos em 1 minuto e (d) medição antropométrica, foi concluído que:

a) indivíduos que apresentam elevado desempenho no início do teste de saltos consecutivos tendem a apresentar uma queda acentuada das alturas dos saltos nos 30 segundos finais do teste.
b) Indivíduos que apresentam desempenhos similares no início do teste de saltos consecutivos podem apresentar diferenças significativas na inclinação da curva de altura.
c) Indivíduos com valores mais elevados de índice elástico apresentam maior desempenho no salto com movimento contrário (r= .58) e com os saltos executados nos 15 segundos iniciais do teste de saltos consecutivos (r = .70). Contudo, o índice estático a 90º e com as alturas dos saltos executados após 15 segundos do teste de saltos consecutivos.
d) o teste de saltos consecutivos em 1 minuto pode classificar indivíduos em relação à potência explosiva e resistência anaeróbica.
e) o desempenho de saltos verticais únicos ou consecutivos está mais relacionado com a eficiência mecânica da contração muscular do que com fatores antropométricos.
f) quando medidas precisas são requeridas em relação ao desempenho do salto vertical, a Plataforma de Salto OS-65 comprovou ser um instrumento de precisão mais indicado.

Acessar Arquivo