Desenvolvimento e Validação de Um Questionário Para Mensurar Fatores Associados à Atividade Física em Adolescentes
Por Jose Cazuza de Farias Junior (Autor), Adair da Silva Lopes (Autor), Rodrigo Siqueira Reis (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Adriano Ferreti Borgatto (Autor), Pedro Rodrigues Curi Hallal (Autor).
Em Revista Brasileira de Saude Materno Infantil v. 11, n 3, 2011.
Resumo
OBJETIVOS: desenvolver e analisar a fidedignidade e validade de um questionário para mensurar fatores associados à atividade física (AF) em adolescentes.
MÉTODOS: participaram do estudo 248 adolescentes de 14 a 19 anos de idade. Os fatores associados à AF mensurados foram: atitude, autoeficácia, apoio social dos pais e dos amigos para prática de AF, ambiente percebido. O alpha de Cronbach (α) e a correlação intraclasse (CCI) foram utilizados para verificar a fidedignidade, e a análise fatorial exploratória para avaliar a validade do questionário.
RESULTADOS: a medida de atitude continha um único fator (atitude: α=0,76; CCI=0,89); a de autoeficácia dois fatores: recursos para prática de AF (α=0,76; CCI=0,75), apoio social e motivos para prática de AF (α=0,75; CCI=0,67); a de apoio social dois fatores: apoio dos amigos (α=0,90; CCI=0,89) e dos pais (α=0,81; CCI=0,91); a medida de ambiente três fatores: acesso e atratividade dos locais para prática de AF (α=0,69; CCI=0,82), segurança para a prática de AF (α=0,70; CCI=0,75) e infra-estrutura geral do bairro (α=0,73; CCI=0,67).
CONCLUSÃO: o questionário demonstrou validade e fidedignidade (consistência interna e reprodutibilidade) satisfatórias, recomendando a sua utilização em adolescentes.