Editora IPEA. Brasil 2023. 564 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

É com grande satisfação que escrevo a apresentação deste importante livro que trata dos processos de mudança e desmonte de políticas federais brasileiras em vários setores, entre 2016 e 2022. A obra é resultado de um projeto de pesquisa em parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED).

Os processos de mudanças e desmontes de políticas públicas ocorridos no período de 2016 a 2022 no Brasil são um tema extremamente relevante, especialmente no momento atual, em que o país luta para fortalecer sua democracia e as diretrizes programáticas da Constituição Cidadã de 1988.

O Ipea, que publica este livro, tem contribuído com o atual governo para a recriação de várias políticas públicas, no sentido de reduzir todos os tipos de desigualdade, reindustrializar o Brasil e se engajar na agenda relacionada à mudança climática. O trabalho realizado por meio desta parceria, portanto, é fundamental para que se possa planejar, executar e avaliar políticas públicas, com o intuito de alcançar resultados positivos para toda a sociedade.

O livro traz importantes subsídios e propostas para a reconstrução e formulação de novas políticas públicas que sejam mais efetivas, eficientes e democraticamente legítimas, ao trazer à tona os principais achados de um projeto de pesquisa cuidadosamente elaborado. É uma leitura imprescindível para todos aqueles que se interessam pela área de políticas públicas e desenvolvimento, bem como para aqueles que buscam compreender melhor as transformações ocorridas no Brasil nos últimos anos.

Como nova presidenta do Ipea, fico extremamente satisfeita em ver que a instituição está contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do país, por meio de projetos de pesquisa que buscam soluções inovadoras e eficazes para os problemas enfrentados pela sociedade brasileira. Este livro, em parceria com o INCT/PPED, é um exemplo disso. Espero que ele seja amplamente divulgado e utilizado por gestores públicos, pesquisadores, acadêmicos e sociedade em geral.

Luciana Mendes Santos Servo

Presidenta do Ipea

Arquivo