Despertando Novos Olhares: Conhecendo Cândido Portinari Através de Uma Proposta Pedagógica Integrada com o Pibid-educação Física
Por Lisiane Torres e Cardoso (Autor), Viviane Dulius de Lima (Autor), Isadora Loch Sbeghen (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 7, n 2, 2016. Da página 78 a -
Resumo
O presente trabalho relata a experiência desenvolvida no âmbito do PIBID/UFRGS-Educação Física-Anos Iniciais, no segundo semestre de 2015, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Portinari, em Porto Alegre-RS. Com base no nome da escola, e na ausência de reconhecimento dos alunos do 3º ano do ensino fundamental ao artista referido foi desenvolvido um projeto integrando as disciplinas de Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A experiência de realizar um planejamento de ensino que integra diferentes componentes curriculares foi bastante desafiadora. A realização deste projeto mostrou o quanto é motivadora a aprendizagem quando o ensino se desenvolve por meio de uma prática pedagógica integrada de diferentes componentes curriculares.