Resumo

Após a independência de Moçambique em 1975, Samora Moisés Machel desempenhou um papel fundamental na promoção dos jogos escolares como parte de sua visão mais ampla de desenvolvimento e unidade nacional. Reconhecendo o potencial do desporto para promover a coesão e identidade nacional, Machel viu nos jogos escolares um instrumento para unir diversas comunidades e grupos étnicos do país sob uma identidade nacional compartilhada. Os jogos escolares eram vistos não apenas como competições, mas como espaços de convivência e intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes regiões e origens. Machel entendia que os jogos escolares não apenas promoviam a saúde física, mas também fortaleciam os laços de solidariedade e cooperação entre os jovens moçambicanos. Através de revisão de literatura e pesquisa documental, esta pesquisa analisa o contributo das edições dos jogos escolares realizados nos anos de 1978, 1980 e 1982 na estratégia de promoção da unidade nacional por parte de Samora Machel. O artigo conclui que os jogos escolares foram usados para combater o tribalismo no contexto da construção duma nova sociedade por meio da juventude sob a bandeira do homem novo

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