Resumo

O presente estudo visa identificar através das políticas públicas, tendências e possibilidades para o desenvolvimento do Desporto Educacional no Brasil, especificamente para o Desporto escolar, que de acordo com a legislação brasileira deve ser desenvolvido por meio de recursos públicos. Trata-se de um estudo qualitativo onde foram realizados levantamentos bibliográficos que tratam do esporte no sistema educacional brasileiro a partir do período dos governos militares, que provocou influências no desenvolvimento da Educação Física Escolar ao longo do tempo. Para desenvolver o estudo proporcionando uma melhor compreensão e clareza, abordamos a presença do esporte no sistema educacional brasileiro, as características dos Jogos Escolares da Juventude e a legislação referente ao Desporto Escolar. Um dos fatores que nos levaram a realizar o estudo foi o entendimento de que o Desporto Escolar é uma ação governamental, que disponibiliza recursos para seu desenvolvimento e temos a percepção de que ainda falta alguma coisa para que as escolas públicas possam ser inseridas nesse contexto de maneira mais efetiva, com programas de esporte que possibilite a escola escolher que tipo de esporte quer desenvolver. Apesar da Educação Física Escolar através de suas Tendências Pedagógicas (Abordagens) se afastar do modelo do Esporte de Rendimento, não significa que a competição no meio escolar deva ser extinta, entendemos que o governo desenvolve os Jogos Escolares da Juventude, que é a representação máxima do Desporto Escolar e contam com a participação de atletas federados o que eleva o seu nível técnico, dessa forma deve ser desenvolvido um programa para que a escola pública possa participar, se não em igualdade de condições, pelo menos de forma digna, uma vez que se trata de uma competição que deve ter características de Desporto Educacional e não de Esporte de Rendimento.

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