Resumo

Este estudo versa sobre a Ginástica Geral, atividade gímnica não competitiva, que visa propiciar o bem estar físico, mental, social e o aumento da interação de seus praticantes. Teve como principal objetivo oferecer um programa de vivência de Ginástica Geral, na proposta do Grupo Ginástico Unicamp, às adolescentes do Externato São João, instituição salesiana de proteção à criança e ao adolescente. Por meio de pesquisa qualitativa buscou identificar e analisar os significados desta vivência para as adolescentes participantes. Para melhor compreender a Ginástica Geral é apresentada a sua abordagem pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), sua trajetória no Brasil e no mundo chegando ao Grupo Ginástico Unicamp. Aprofunda-se na concepção e proposta de Ginástica Geral deste Grupo, que se norteia pelos princípios de formação humana e capacitação fundamentados na Biologia do Amor. Trata da Biologia do Amor enfocando seu aspecto educativo. Faz uma análise do Sistema Preventivo de Dom Bosco apresentando o Externato São João e seus adolescentes que participaram da pesquisa. Analisa as convergências entre o sistema preventivo de Dom Bosco e a Biologia do Amor, em três aspectos: diretrizes conceituais, objetivos educacionais e competências necessárias dos educadores. Para a coleta de dados utilizaram-se de relatórios das aulas, observações assistemáticas das mesmas, filmagens, fotografias, diário de campos e entrevistas não padronizadas da modalidade focalizada (LAKATOS; MARCONl, 1991) com as adolescentes participantes. Para a análise das entrevistas optou-se pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Como resultados foram identificados quinze categorias de significados relacionadas à formação humana, capacitação e as características da Ginástica Geral. Esses significados expressam as possíveis contribuições dessa prática para as adolescentes e reforçam a viabilidade de desenvolvê-la em instituições sócio-educativas 

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