Desvendando Mitos: os Computadores e o Desempenho no Sistema Escolar
Por Tom Dwyer (Autor), Jacques Wainer (Autor), Rodrigo Silveira Dutra (Autor), André Covic (Autor), Valdo B. Magalhães (Autor), Luiz Renato Ribeiro Ferreira (Autor), Valdiney Alves Pimenta (Autor), Kleucio Claudio (Autor).
Em Educação & Sociedade v. 28, n 101, 2007. Da página 1303 a 1328
Resumo
As políticas públicas de educação têm dado bastante ênfase, ao longo dos últimos anos, à necessidade de informatizar as escolas e modificar práticas de ensino devido ao advento da sociedade de informação. Este artigo usa as pesquisas do saeb para verificar o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio e a relação deste desempenho com o uso de computador. Os resultados demonstram que para os alunos de todas as séries e para todas as classes sociais o uso intenso do computador diminui o desempenho escolar. Para alunos da 4ª série, das classes sociais mais pobres, mesmo o uso moderado do computador piora o desempenho nos exames de português e matemática. Esses resultados indicam claramente que é preciso repensar o papel do computador no ensino, sobretudo para os alunos mais pobres, para quem o uso do computador está surpreendentemente associado a uma piora nas suas notas. Palavras-chave : Computadores; Educação fundamental; Educação média; Desempenho; SAEB.