Resumo

Sumarizar um vídeo esportivo automaticamente é resumir em dados importantes, é uma tarefa que envolve análise de conteúdo específico em horas de vídeo. Propõe-se aqui utilizar técnicas de Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões para detectar e sumarizar eventos significativos em um jogo de futebol através de imagens transmitidas pela TV. Serão utilizadas características espaciais (cor, posicionamento) e de textura, geometria e conhecimento sobre o futebol. As redes de TV realizam a transmissão utilizando um padrão de transmissão que são as trocas de câmeras, baseado em paralisações do jogo, repetições de lances e outros. As tomadas de câmeras são de longa, média e curta distância. As tomadas de longa distância mostram o jogo em tempo real. Os lances significativos são aqueles de tomada de longa distância e que aparece a região da área do gol. A identificação desses quadros permite a sumarização automática de um jogo. Os objetivos deste trabalho são: 1) Formar um resumo do jogo com os eventos significativos, analisando as imagens de em um vídeo esportivo. 2) Propor uma técnica de detecção de eventos significativos para jogos de futebol. O método proposto envolve os seguintes passos: a) Pré-processamento, detectando os quadros que são capturados de tomadas de câmera de longa distância, com base na análise de histogramas. b) Selecionar as imagens perto das áreas dos gols, através da segmentação da imagem em duas regiões: campo e fora do campo. c) Interpretar e classificar as imagens segmentadas em ataque lado direito, ataque lado esquerdo ou meio campo. Os resultados alcançados são promissores, visto a complexidade de análise de imagens em diferentes condições, com uma média em quatro jogos completos de precisão de 68,41% e de revocação de 94,44% dos lances significativos detectados. O sumário é formado por lances significativos e falsos lances significativos. Para finalizar, conclusões e trabalhos futuros são citadas nesta dissertação. 

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