Resumo

O propósito fundamental deste estudo, foi verificar quais informações são extraídas de uma situação motora, por aprendizes, considerando os seus diferentes níveis de conhecimento de situações motoras. A amostra foi composta por 41 alunos de 4a série do primeiro grau, estudantes de quatro (04) escolas da rede municipal de Frederico Westphalen-RS, estes foram submetidos a observação de uma fita de vídeo, contendo situações de jogo (situações motoras), de três esportes: futebol, voleibol e basquetebol, constando a observação de três momentos, diferenciados pela observação de cada situação. Após observar as imagens, o sujeito descreveu as situações que mais lhe atraíram; informações estas que foram gravadas em fitas k7. A partir das informações dos sujeitos realizou-se uma análise qualitativa destas, elaborando-se através da categorização de informações, uma Matriz de Categorização das informações dos esportes. Posteriormente a categorização, fez-se uma quantificação das informações detectadas, elaborando-se as tabelas de categorização. Através da categorização procurou-se relacionar as informações detectadas pelos sujeitos e, os conteúdos normalmente abordados pela disciplina de Educação Física, na série subsequente a dos sujeitos deste estudo (5a série). Assim, nesta relação percebeu-se um diferente enfoque quando trata-se dos conteúdos abordados em Educação Física, onde o Plano Curricular, preocupa-se praticamente com fundamentos técnicos dos esportes e, nas informações detectadas pelos sujeitos, percebes-se que suas observações não detêm-se em situações isoladas durante o jogo (fundamentos técnicos) , mas sua percepção volta-se para várias instâncias do jogo, percebendo-o como um todo. Desta forma, considera-se de primordial importância a formulação de Planos Curriculares mais coerentes e abrangentes, com uma exploração das ansiedades, necessidades e experiências dos aprendizes, para que possa ocorrer uma aprendizagem mais significativa, eficiente e prazeiroza. É necessário, que os profissionais da área de Educação Física respeitem a individualidade dos aprendizes, reconhecendo suas diferenças individuais, efetuando seu trabalho com cuidado, observação e paciência, priorizando a descoberta, criação e variação de movimentos.

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