Resumo

O Power Jump (PJ) caracteriza-se como uma aula segura, de fácil execução, com ações intermitentes retardando a fadiga. Contudo, são escassos os estudos específicos sobre o assunto. O objetivo deste estudo foi determinar a intensidade da aula de PJ por meio da freqüência cardíaca (FC). Participaram do estudo 11 mulheres praticantes da modalidade (21,7±1,9 anos; 59,3±4,8kg; 162,6±5,6cm; 22,6±3,2 %G). Os indivíduos foram primeiramente submetidos a um teste incremental em esteira ergométrica (TI), obtendo valores de consumo de oxigênio (VO2), FC máxima (FCmax), ponto de deflexão da FC (PDFC) e gasto calórico (GC). Os indivíduos tiveram sua FC monitorada em duas aulas da modalidade do mix nove. Os domínios fisiológicos foram delimitados de acordo com os valores de PDFC em três domínios de esforço: severo, pesado e moderado. Foi empregada a estatística descritiva (média±DP). Para comparações de FC e GC entre PJ1 e PJ2, foi realizado o teste t de Student, e, para comparações entre os domínios a análise de variância Two-way, complementada pelo Scheffé test. Foi adotado p<0,05. A FCmax no TI foi de 195±10 bpm. A velocidade, FC e %FCmax correspondentes ao PDFC e 80% do PDFC foram 10,1±0,95km.h-1, 178±7 bpm e 91,7±4,0%; 8,1±0,76km.h-1, 143±5 bpm; 73,4±3,2%, respectivamente. Foi significativa a diferença da FCmédia e GC entre PJ1 (161±11 bpm, 386±58,2kcal) e PJ2 (156±10 bpm, 355,1±53,8 kcal). O tempo de permanência no domínio pesado foi de 51±14,5%; severo 27±19,7% e 23±8,7% no moderado. Pode-se concluir que as alunas permaneceram maior parte das aulas no domínio pesado, intensidade que é adequada para o aprimoramento da capacidade aeróbia.

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