Devires entre performance negra e dança inclusiva para poéticas transatlânticas
Por Rafaela Francisco de Jesus (Autor), Renata Lima Kabilaewatala (Autor), Marilini Dorneles de Lima (Autor).
Resumo
Este ensaio apresenta um recorte da Tese de doutorado intitulada “Poéticas transatlânticas: devires entre a performance negra e a dança inclusiva”, ainda em construção, deste modo abordaremos os conceitos norteadores da pesquisa e daremos ênfase à metodologia de criação em dança, que estamos chamando de Poéticas Transatlânticas, que pretende experimentar possibilidades criativas a partir de provocações dramatúrgicas da poesia de Beatriz Nascimento, por meio da improvisação em dança voltada a experimentações e processos criativos, motivadas por fragmentos de sua poesia e da Capoeira Angola, sobretudo os movimentos e canções que possuem relação com o mar. Almejamos questionar como a dança pode ser pensada e criada em uma perspectiva decolonial, em uma zona de interseccionalidade. A busca por essa dança, perpassa pela experiência vivida e dançada e pelo ato de olhar e perceber a existência de mulheres negras com deficiência na dança.