Diagnóstico do perfil consumidor do polo aquático brasileiro: envolvido ou comprometido com o esporte?
Por Ricardo Gomes Cabral (Autor), Rômulo Meira Reis (Autor).
Resumo
Tem sido amplamente aceito que o esporte é um dos fenômenos sociais mais importantes do mundo moderno envolvendo direta e indiretamente milhões de pessoas e movimentando, na mesma proporção, milhões e milhões de dólares (Barbanti, 2001; Mullin et al., 2004). Como fenômeno social de grande importância, o esporte passou a mobilizar massas, suscitar numerosos comentários, criar redes de relacionamentos, apresentar grande visibilidade e importantes dimensões simbólicas (Desbordes, 2001). Por esse motivo, não seria por acaso que, o esporte moderno, fruto da revolução industrial, rendeuse, também, às relações de capital e fez do mesmo um produto a ser consumido (Coakley,2006). Cada vez mais pessoas em todo o mundo consomem o esporte de forma direta ou indireta, seja praticando, assistindo ou consumindo produtos/serviços esportivos. Muitos fatores afetam o comportamento e atitudes do consumo esportivo na formação de relações, tais como: o comprometimento, envolvimento, crença e divisão de valores (Bee., & Kahle, 2006). Estabelecer uma relação entre esporte e seu consumo, conhecendo o perfil e necessidades do consumidor esportivo, passou a ser objeto de investigação científica e mercadológica (Paek,B et al, 2021; Brian, H, et al, 2020).