Resumo

Este artigo dará destaque para o ambiente educacional de ensino superior na Educação Física, em especifíco a formação profissional no Brasil. Independente da corrente científica, a aprendizagem e formação profissional em Educação Física no ambiente educacional de ensino superior tem sido um espaço para discussão que perpassa por diferentes perspectivas políticas e teóricas. O objetivo deste estudo foi identificar os cursos de ensino superior (graduação e pós-graduação lato sensu) em Educação Física. Além disso, espera-se proporcionar mais informações sobre este contexto e consequentemente provocar reflexão sobre a formação profissional em Educação Física no Brasil. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e para a coleta de dados utilizou-se do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação no segundo semestre de 2022. Através desta plataforma levantou-se o número de cursos de graduação e especialização, situação do curso, modalidade dos cursos, tipo de instituição de ensino superior e outras informações relevantes para um diagnóstico sobre a formação profissional no ambiente educacional e realizou-se a análise documental. Como os dados foram obtidos através de documentos de acesso público, não houve necessidade de autorização de Comitê de Ética para a realização deste estudo. Para analisar os dados coletados utilizou-se de estatística descritiva. Para auxiliar na organização dos dados, tanto estatísticos como interpretativos, foi utilizado o programa Microsoft Office Excel 2016. Os resultados apresentam uma predominância de cursos de instituições privadas e ineditismo sobre o diagnóstico na pós-graduação Lato sensu, pois verificou-se mais cursos com a denominação “Esporte”. Através dos resultados sobre os cursos de graduação em Educação Física, confirma-se que no Brasil, o Esporte se mantém sob a responsabilidade do campo da Educação Física. Nos cursos de especialização verificou-se uma predominância por cursos de “Educação Física Escolar” em comparação com as outras áreas do conhecimento, o que é compreensível até sob a ótica de mercado de trabalho e possibilidades de atuação. Algumas outras reflexões emergem dos resultados analisados, como a grandiosidade do mercado educacional / cursos de instituições de ensino privadas na Educação Física; a comparação do contexto nacional com o contexto internacional sobre a Ciência do Esporte; os segmentos dos cursos de pós-graduação Lato sensu (especialização); dentre outros. Espera-se que os resultados apresentados agreguem no seu sentido informativo, mas também e principalmente, despertem reflexões a respeito da formação do profissional em ambiente de ensino superior de Educação Física no país. Futuros estudos podem empreender com uma análise sobre a qualidade desta formação profissional, no sentido de avaliar a existência e a coerência de profissionais (docentes e pesquisadores) que formam profissionais, por exemplo.

Acessar