Editora Labomidia-UFSC. Brasil 2013. 97 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO
Este livro reúne a coletânea de artigos de autoria dos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva (NUPESC) da Universidade do Contestado – campus Mafra, que atendeu à Chamada Pública 1/2011/Me/CGCTI/DPGE/SE/REDE CEDES, e tem como objetivo socializar os resultados da pesquisa desenvolvida pelos mesmos.

O primeiro artigo – As políticas públicas de esporte e lazer – de autoria de Maria Rita Bruel faz uma revisão de literatura sobre o lazer, seus impactos, suas implicações e conexões com a modernidade e a ética. Dedica-se às questões conceituais do lazer abordando aspectos relevantes do esporte e do lazer no contexto das políticas públicas. Teoriza sobre as implicações políticas e ideológicas na formulação de um conceito de lazer, sua evolução e a relação com a sociedade globalizada, bem como aponta as implicâncias que a ausência do lazer vem provocando na sociedade industrial e competitiva.

O segundo artigo –Proposição de formas de intervenção de gestão pública voltadas à efetivação de políticas públicas de infraestrutura de esporte e lazer– é de autoria de Nilton Furquim Junior e Maria Rita Bruel. O objetivo deste artigo foi descrever a proposição da pesquisa desenvolvida nos municípios: Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre, abrangidos pela 25ª. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Santa  Catarina (SDR), que resultou no Convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Universidade do Contestado – UnC, e mostra ainda a importância do Núcleo de Pesquisa da UnC em se envolver com questões socioculturais prementes que existem na região, especialmente no que diz respeito à infraestrutura de esporte e lazer dos municípios. O projeto de pesquisa denominado “Proposição de novas formas de intervenção da gestão pública voltadas à efetivação de políticas de infraestrutura de esporte e lazer nos municípios” foi executado atendendo aos seus objetivos, cujos resultados geraram os artigos que compõem este livro.

O terceiro artigo –A gestão pública voltada para a efetivação de políticas públicas de esporte e lazer nos municípios – é de autoria de Ademir Flores, que para 
proposição de novas formas de intervenção de gestão pública voltadas à efetivação
de políticas de infraestrutura de esporte e de lazer nos municípios da 25ª SDR,
procurou identificar os principais aspectos relativos à forma de gestão, estrutura organizacional, programas, projetos, eventos de esporte e lazer. Metodologicamente fez um levantamento dos locais e estruturas destinadas ao lazer e esportes dos municípios, bem como utilizou a técnica de entrevista semi-estruturada para identificar a estrutura administrativa, a gestão pública, os programas, projetos e eventos relativos ao esporte e lazer de cada município. A partir das redes de interdependência desses três eixos poderemos compreender melhor as políticas públicas e gestão das cidades pesquisadas. O artigo conclui como proposta a gestão matricial para efetivação de políticas e gestão públicas de esporte e lazer.

O quarto artigo – Diagnóstico dos espaços e equipamentos destinados à prática de esporte e do lazer do conjunto de cidades que compõe a 25ª. SDR - é deautoria de Daniel Rogério Petreça (organizador), Nilton Furquim Junior, Ademir Flores, Maria Rita Bruel, Thaís Pacheco Valério, Kelvin Schafacheck, Rafaela Maria Lanski. O artigo trata dos passos metodológicos da pesquisa de campo, que resultou no levantamento da infraestrutura de esporte e lazer dos sete municípios que compõem a 25ª. SDR. Apresenta os resultados e faz o diagnóstico de cada município, correlacionando-o com os resultados de IDHM, em relação á ocupação de cada espaço de esporte e lazer, sua função e sua dependência administrativa. Cada  artigo apresenta suas considerações finais e conclusões e é de inteira responsabilidade de seus autores pelas informações e dados apresentados.

Faz-se pertinente usar este espaço para fazermos nossos agradecimentos a todos os participantes da pesquisa, que dispuseram de seu tempo e forneceram os dados necessários para a realização do estudo, em especial aos dirigentes municipais de cada uma das cidades envolvidas. Todos os Secretários Municipais de Saúde e dirigentes do Esporte e Lazer não se furtaram a colaborar cedendo espaços nas agendas dos membros de suas equipes para atender o grupo de pesquisadores.

Vale ressaltar a valiosa colaboração que obtivemos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos sete municípios, que forneceram a identificação dos espaços de esporte e lazer da área de atuação de sua abrangência respondendo ao instrumento da pesquisa, com a orientação dos pesquisadores. Temos a agradecer também ao Ministério do Esporte – Secretaria Nacional do Esporte e do Lazer, à Universidade do Contestado – Mafra, que deram apoio logístico aos trabalhos e à pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva/UnC.

Nilton Furquim Junior
Daniel Rogério Petreça
Ademir Flores
Maria Rita Bruel
Thaís Pacheco Valério
Kelvin Schafacheck
Rafaela Maria Lanski

Acessar Arquivo