Integra

Apresentação

A 6  de maio de 1969, o CNRH-IPEA, órgão do Ministério do Planejamento e Coordenação Geral, firmou convênio com a então Divisão de Educação Física do Ministério da Educaão e Cultura, no sentido de elaborarem, em conjunto, um Diagnóstico de EducaçãoFísica e Desportos no Brasil.

A decisão de realizar êsse estudodoiumaconsequência natural das preocupaçõesdo Govêrno Revolucionário com a política nacional de recurssos humanos, dirigida no sentido de aperfeiçoar o homem brasileiro em todos os seus aspectos e melhorr sua qualidade de vida.

As atividades de Educação Física e Desportos estão intimamente ligados às políticas de saúde e de educação, dado o seu papel condicionador da aptidão física e mental da população; possuem, outrossim, vinculaçoes com a política de bem-estar, em seus aspectos de lazer e recreação.

A par dessas implicações, que por si sí justificariam a execução dêste tabalho, já não podem ser ignoradas as manifestações psicossociais ligadas ao setor, que também projeta sua influência no plano da política internacional.

Finalmente, cumpre lembar que a Loteria Esportiva era, então um projetoprestes a tornar-se uma realidade e que,dada a magnitude dosresultados em jôgo, seria imprescindível dispor-se de um instrumento que permitisse adequado planejamento da aplicação dos recursos respectivos.

Paralelamente ao Diagnóstico, a equipe encarregadade sua preparação tomou parte em uma série de trabalhos e medidas destinadas a aperfeiçoar o setor: a criação de do atual Departamento de Educação Física e Desportos; o disciplinamento dos investimentos federais nessa área; a obrigatoriedade da prática - em todos os níveis de ensino - da Educação Física e Desportiva e sua conseqüente regulamentação, foram algumaas das tarefas relevantes de que participou ativamente, convencida de que a implementação de planos de longo prazo depende da ação concreta e a curto prazo.

A supervisão dêste estudo estêve a cargo do Ten.-Cel. Arthur Orlando da Costa Ferreira - enquanto Diretor da Divisão de Educação Física -, cuja clarividência e entusiasmo tornaram possível sua realização. A Coordenação dos trabalhos coube ao Professor  Lamartine Pereira da Costa, cuja dedicação e cmpetência justificariam "per-se" a realização do Diagnóstico, pois era o homem talhado par essa importante missão. A equipe técnica sob suas ordens, compposta do Prof. José Garcez Ballariny,Prof George Massao Takahashi, do Dr. Ovídio Silvira Souza e da estagiária Lúcia Maria Jorge Lopes, demonstrou, em todos os momentos, consciência da sua missão, que exigiu grande imaginação e sacrifício. O mesmo pode ser dito em relação ao pessoas de apoio administrativo: Carmem de Vasconcellos (Secretária), Lêda Ventura Brandão, Vilson Pinto e Vitória DuarteRomariz. O espírito de colaboração entre o Ministério do Planejamento e o Ministério da Educação, nesse ano e meio de trabalho em conjunto, merece referência especial.

O Brasil é, talvez, o único país do mundo que dispõe agora de um Diagnóstico da Educação Física e Desportos, elaborado com um /approach negritar/ de análise de sistemas, última palavra da técnica das ciências sociais.

O Diagnóstico coloca o País na posição privilegiada de poder,imediatamente, determinar umapolítica nacional para o setor, fundada em bases científicas e racionais, que permitirá, em prazo médio, desempenhar importante papel no aperfeiçoamento dos recursos humanos disponíveis no Brasil.

Para que isso seja possível, é preiso que se faça a crítica profunda dêste estudo, que deve ser melhorado progressivamente, à medida que surjam novas informações sôbre alguns de seus aspectos, ainda obscuros ou mesmo desconhecidos.

Cabe, portanto, à nova sistemática administrativa do Ministério da Educação e Cultura - principalmente com referência ao Departamento de Educação Físic e Desportos e ao Conselho Federal de Desportos - das consistência aos objetivos inicialmente propostos.

Arlindo Lopes Corrêa
Secretário-Executivo do CNRH
______________________________________
Lamartine Pereira da Costa. Diagnóstico de Educação Física / Desportos no Brasil. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura, Fundação Nacional de Material Escolar, 1971, 392 pp.
(Apresentação pp. 7-8)