Resumo

O comportamento profissional competente e útil é aquele que ocorre sob controle das variáveis que caracterizam o problema alvo da atuação profissional (que as detecta) e que é instrumental para alterá-las e, assim, obter resultados que caracterizam a solução do problema. Quando o comportamento profissional é dirigido para lidar com condições de vida de pessoas, a solução de problemas consiste, de maneira geral, no alívio de sofrimento ou na produção de benefícios que caracterizam melhoria na qualidade da vida. Inserido em um projeto mais amplo que visa encontrar alternativas para lidar com as dificuldades de pais de "deficientes mentais", o presente trabalho teve como objetivo caracterizar os aspectos da realidade familiar de "deficientes mentais" (produzir o controle de estímulos necessário) e, a partir deles, descrever os tipos de mudanças que representariam soluções para aquelas dificuldades. Esses dois tipos de dados (dificuldades e soluções) deverão permitir, posteriormente, e de acordo com a concepção de comportamento como uma contingência de três termos, a derivação alternativas de ação profissional descritas sob a forma de comportamentos. No Estudo I é feita uma análise das variáveis descritas na literatura (uma maneira de começar a estabelecer o controle de estímulos) como as que mais provavelmente entram em interação e afetam a vida de uma família com o advento de uma criança que apresente algum grau de deficiência, especialmente a considerada "deficiência mental". Conclui-se que a deficiência não é do indivíduo, mas do sistema social que contextua sua vida e que, por seu caráter interativo as variáveis tendem a potencializar um desenvolvimento cada vez mais problemático das interações sociais (tanto na comunidade mais imediata como na mais ampla) que podem acabar por acentuar e cristalizar, de fato, uma condição deficiente. Intervenções sobre esse tipo de situação devem, portanto, visar o processo interativo e o complexo de variáveis e qualquer tentativa de lidar com aspectos parciais pode ser inefetiva ou mesmo prejudicial. O Estudo II descreve um procedimento de observação utilizado na coleta de dados sobre o evento da "deficiência mental" no contexto de sua ocorrência (outro aspecto fundamental do controle de estímulos a ser estabelecido sobre o comportamento do profissional), com dez famílias de deficientes mentais. Os Estudos III e IV sumarizam os principais dados obtidos: as características das condições gerais de vida e as variáveis mais estreitamente relacionadas com a "deficiência mental", respectivamente, definindo as classes de variáveis que representam dificuldades e ou necessidades e ou problemas de pais em relação a filhos "deficientes mentais". Em função das classes de dificuldades/necessidades são feitos, no Estudo V, um levantamento dos aspectos em relação aos quais é necessário intervir e uma proposição dos tipos de alterações que deveriam ser obtidas (resultados ou soluções) com a intervenção profissional.

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