Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar a produção científica na área da educação física e terceira idade. A pesquisa contemplou a análise documental, via on-line (internet), de 20 cursos de pós-graduação nacionais de três periódicos científicos e de uma entidade de pesquisa conceitualmente reconhecida. As atividades desenvolvidas compreenderam: visitas virtuais às páginas eletrônicas de cada uma das instituições e visitas ao site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizando-se, nessas buscas, o armazenamento dos resumos de teses e dissertações, de periódicos científicos, de linhas e projetos de pesquisa que apresentavam a palavra-chave “educação física”, especificamente aqueles ligados à temática terceira idade, submetendo-se, posteriormente, todos os documentos coletados à análise por intermédio dos instrumentos disponíveis. Como resultados do estudo, pode-se inferir que, nos trabalhos relacionados à terceira idade, predomina o treinamento e atividade física (TAF) como temática, o paradigma positivista (P), o método quantitativo (QT) e as ciências naturais e exatas (CNE). Embora haja o predomínio de “modelos empíricos”, os “modelos fenomenológicos” vêm crescendo, fato este que acreditamos ser de fundamental importância para a produção científica, a qual poderá ser vista por uma via de mão-dupla, não apenas se restringindo a um ou outro paradigma.

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