Resumo

O presente estudo pretendeu fazer um diagnóstico da implementação das atividades físicas no ensino do Currículo por Atividades, nas escolas Estaduais, Municipais e Particulares da zona urbana de Santa Maria, RS. O objetivo deste trabalho é fornecer, aos professores das três primeiras séries do 1º Grau, subsídios que lhes possibilitem uma maior conscientização da importância das atividades físicas para crianças de 7 a 9 anos. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário, elaborado para este trabalho. Este questionário foi aplicado à toda população que consta de 295 professores, que desenvolvem as sessões de atividades físicas nas três primeiras séries do 1º Grau. Os dados foram analisados através da freqüência percentual e apresentados em tabelas, comparando-se as redes de ensino entre si e os professores de classe com os professores licenciados em Educação Física. Através desta análise, concluímos que: a freqüência e a duração das sessões de atividades físicas, em sua maioria, não estão de acordo com o que determina a Lei 5.692/71; a maioria dos professores (65.0%) realiza com os alunos exercícios dentro de um ritmo marcado, e preocupam-se com a performance (65.0%); nas sessões de uma parte (25.6%) dos professores de Educação Física são realizados jogos com regras oficiais, o que pode ser indício de especialização precoce; somente cerca da metade dos professores parece reconhecer a importância das sessões de atividades físicas para desenvolver nos alunos, a cooperação, o espírito de liderança e a integração grupal; as capacidades psicomotrizes mais desenvolvidas nas sessões são o esquema corporal e a coordenação; a quase totalidade (91.1%) dos professores reconhece a importância de avaliarem os seus alunos segundo o progresso individual; a maioria dos professores apresenta um estilo de ensino mais centrado no professor no que diz respeito ao planejamento (74.5%) e estrutura das sessões (70.6%), no entanto, aproximadamente a metade dos professores permite a livre escolha do aluno na formação de grupos; somente uma pequena parte dos professores permite ao aluno que escolha livremente as atividades a serem realizadas (26.6%) e inventarem exercícios e/ou jogos para serem executados (38.1%).

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