Resumo

Introdução: O voleibol tem se revelado uma modalidade esportiva relevante, para ser desenvolvida nas escolas como conteúdo de uma aula de Educação Física Escolar, além de sua popularidade no Brasil, a modalidade também propícia ao educando desenvolvimento de habilidades motoras, como também relações sociais. Objetivo: A investigação teve como foco diagnosticar as condições para se desenvolver a modalidade de Voleibol nas aulas de Educação Física em escolas públicas de Cuiabá-MT. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com onze questões, construído pelos autores para levantar as impressões dos professores em relação às condições enfrentadas por eles para desenvolver o voleibol na escola. O estudo teve a participação de dez professores de Educação Física, de sete escolas públicas. Resultados: Os resultados mostraram que, a maioria dos docentes declarou ter apoio da gestão para o desenvolvimento da modalidade; Sete se diversificaram utilizando vários espaços para trabalhar o voleibol; oito tiveram dificuldade com conteúdo. Já em relação ao comportamento dos alunos nas aulas, oito apresentou ter tido dificuldades; sobre materiais didáticos disponíveis a maioria dos participantes tiveram impressões negativas ou moderadas, de modo que muitos alegaram não ter materiais suficientes; enquanto que para a infraestrutura, seis tiveram impressões negativas ou moderadas, apresentando necessidade de se adaptar. Conclusão: Percebeu-se que, as condições enfrentadas por professores de Educação Física nas escolas abordadas, em relação ao espaço, aluno, equipe pedagógica e materiais, são fatores que interferem no desenvolvimento das aulas e que apesar dos professores enfrentarem dificuldades, os mesmos não deixaram a modalidade de lado, mas procuraram desenvolvê-la adaptando para a sua realidade

Acessar