Resumo

A BNCC foi promulgada no intuito de garantir aos estudantes de todo o país o direito de aprender de forma igualitária os mesmos conteúdos, dentre vários, as Lutas e os esportes de combate. No entanto, a unidade temática Lutas apresenta dificuldades para se consolidar como um conteúdo da educação física escolar, devido à compreensão conceitual e metodológica de tais práticas. Este artigo visa aprofundar o debate conceitual sobre os termos lutas, artes marciais, esportes de combate, defesa pessoal, confronto intermodalidades, luta performática e briga. Após mapear as produções científicas que abordavam os conceitos na plataforma SciELO, realizou-se um grupo focal com especialistas. Verificou-se a necessidade de compreensão e exemplificação de cada um desses conceitos, analisando o contexto sócio-histórico-político envolvido, pois ao longo dos anos as lutas foram se ressignificando, possibilitando novas abordagens, enriquecendo o debate crítico sobre a violência, exercitando o senso de justiça, o diálogo e a alteridade.

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