Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar e discutir a possibilidade da sistematização de uma aula de frevo no cenário da Educação Física escolar, tendo por base que o frevo é uma dança popular brasileira pouco trabalhada e que o seu ensino pode trazer diversos aprendizados e experiências para os alunos. Para isso, buscaremos refletir sobre a necessidade do ensino da dança nas aulas de Educação Física, bem como apresentar o frevo e algumas propostas de ensino do frevo já existentes. Subsequente a isso, será apresentado uma proposta de unidade didática para o ensino do frevo. Conclui-se que a sistematização de uma proposta de ensino do frevo nas aulas de Educação Física escolar é viável e extremamente significativa, só sendo necessário o trato pedagógico e metodológico.

Referências

ARTES DEUM TODO. Como fazer sombrinha de frevo / guarda-chuva de frevo / Brinquedo de garrafa pet. 2012. (1m 54s). Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2019.

BARRETO, Débora. Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Autores Associados, Campinas, p.65-71, 2004.

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da dança. São Paulo: Ícone, v. 1, 2000.

CARBONERA, Daniele; CARBONERA, Sergio Antonio. A Importância da Dança no contexto Escolar. 2008. 61 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação Física, Faculdade Iguaçu, Cascavel, 2008.

CATENACCI, Vivian. CULTURA POPULAR: entre a tradição e a transformação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, p.28-35, 2001.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DAOLIO, Jocimar. Educação Física e Conceito de Cultura. Campinas: Autores Associados, 2004. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2018.

FERNANDES, Rita de Cassia; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida. Possibilidades pedagógicas das danças folclóricas: o gesto ressignificado nas aulas de Educação Física escolar. In: EHRENBERG, Mônica Caldas; FERNANDES, Rita de Cassia; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida. Dança e Educação Física: diálogos possíveis.1 ed. Paulista, SP: Fontoura, 2014. p. 67-115.

GEHRES, Adriana de Faria; BRASILEIRO, Lívia Tenorio. Frevo/passo − uma alegria urbana e tensa: como ensinar?. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014.

HERNADEZ, Marcia Maria Strazzacappa. Dançando na chuva... e no chão de cimento. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus. 2001. p. 39-78.

OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira de. Arte e cultura popular. Artecor, Brasilia, p.8-32, 2011.

RODRIGUES, Renata Marques. Conhecendo o mundo na Escola: Uma intervenção com a Dança na Educação Infantil. Cadernos de Formação RBCE, p. 80-90, 2015.

SEBASTIÃO, L.; FREIRE, E. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO. Pensar a Prática, v. 12, n. 3, 30 nov. 2009.

Acessar