Diálogos com Thomas Csordas: o Paradigma da Corporeidade na Educação Física
Por Thais de Queiroz e Silva (Autor), Dulce Maria Filgueira de Almeida (Autor), Ingrid Dittrich Wiggers (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 24, n 2, 2016. Da página 197 a 205
Resumo
Este trabalho busca dialogar com a proposta de paradigma da corporeidade, desenhada por Thomas Csordas, e o campo da Educação Física. O autor pode ser lido em português, através da obra: Corpo/Significado/Cura1. Nela está exposta a pesquisa, na qual o autor realiza um constructo para um paradigma da corporeidade como método de compreensão dos rituais de cura das religiões carismática católica norte-americana e navajo indígena. Utilizando aportes teórico-metodológicos de Merleau-Ponty e Bourdieu, o constructo propõe o entendimento do ser humano e suas interações sociais, a partir do mais intrínseco que há nele, ou seja, sua corporeidade. Csordas problematiza e ressalta uma concepção fenomenológica de corpo, que resulta em um paradigma e uma metodologia da corporeidade. O autor delineia referencial teórico-metodológico significativo para a Educação Física.