Diálogos Entre a Educação Olímpica e a Formação Inicial em Educação Física
Por Clarisse Silva Caetano (Autor), Doiara Silva dos Santos (Autor).
Parte de Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin . páginas 17 - 19
Resumo
A formação do professor de Educação Física (EF) como área de conhecimento que abrange e tematiza as práticas corporais, apresenta possibilidades amplas de interlocução com conhecimentos, conteúdos e propostas que nem sempre são contempladas pelo currículo de formação inicial de forma específica e/ou aprofundada. Este tem sido o caso dos Estudos Olímpicos, que se constituem como um conjunto de estudos sobre o Movimentos Olímpico (MO), os esportes e seus Jogos, que pode contribuir para o trato de conteúdos da EF escolar de forma sistematizada, por meio do que se denomina Educação Olímpica (EO). A EO se apresenta como uma prática pedagógica que tem como proposta o ensino dos valores olímpicos por meio dos esportes e, também, de outros conteúdos da EF (como sinalizam alguns teóricos). Na literatura, embora o volume de estudos brasileiros nessa área tenha aumentado nos últimos anos, principalmente em nível de pós-graduação, poucas pesquisas se dedicam à articulação entre a formação inicial em EF e a Educação Olímpica. Assim, este estudo parte do oferecimento de uma disciplina optativa para discentes do curso de EF de uma universidade mineira, assinalando como objetivo analisar perspectivas e apropriações de professores em formação sobre a EO para a EF escolar. 12 discentes que cursaram a disciplina remotamente responderam a um formulário online, voluntariamente. Os dados demonstram que existe uma lacuna na formação inicial em EF no que diz respeito a essa temática. Para os respondentes aquele havia sido o primeiro contato, de modo sistematizado, de forma específica com a EO, bem como com aspectos históricos e ideológicos relacionados ao MO, esportes olímpicos e Jogos Olímpicos. As limitações da disciplina optativa também foram relatadas pelos discentes, como a carga horária (inicialmente 30h) não ser suficiente para se aprofundar no tema. Todos os discentes responderam que pretendem trabalhar com a EO na sua futura atuação, a partir das ferramentas teórico-conceituais e possibilidades metodológicas apropriadas a partir da disciplina. Foi possível inferir que a EO na formação inicial pode apresentar possibilidades de apropriação teórico-metodológica para o futuro professor de EF diversificar sua intervenção nas aulas de EF escolar.