Diálogos Entre Pedagogia do Esporte e Teoria do Treinamento Esportivo nas Modalidades Coletivas de Invasão
Por João Paulo Borin (Autor), Vivian Castillo de Lima (Autor), Alexandre Gomes de Almeida (Autor), Angélica Tamara Tuono (Autor), Paula Korsakas (Autor).
Resumo
As modalidades coletivas de invasão têm sido investigadas a partir da complexidade, derivando propostas metodológicas de cunho sistêmico. À luz do pensamento complexo, aproximamos Pedagogia do Esporte e Teoria do Treinamento Esportivo para discutir possibilidades de integração das dimensões humanas nos processos de ensino/treino pela ótica interdisciplinar, como meio de tornar as tarefas de aprendizagem, as sessões de ensino/treino e os currículos de programas esportivos mais ecológicos e holísticos. Com isso, convidamos a comunidade acadêmica a refletir sobre alternativas de incremento das propostas metodológicas existentes, a importância de investigações interdisciplinares, e a necessidade de repensarmos a formação acadêmica rumo à transdisciplinaridade.