Diálogos Sobre o Ensino dos Esportes: Formação Continuada Por Meio da Pesquisa-ação
Por Robson Machado Borges (Autor), Fernando Jaime Gonzalez (Autor), Adroaldo Cezar Araujo Gaya (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Em Movimento v. 23, n 3, 2017. Da página 1025 a 1038
Resumo
Esta pesquisa buscou verificar quais as decorrências de uma experiência de formação colaborativa, nas concepções e nas formas de professores de Educação Física ensinarem jogos esportivos coletivos. Por meio de uma pesquisa-ação com cinco docentes, foram realizados 26 encontros de estudos, sendo 21 teóricos e cinco práticos. Os resultados apontam que é possível uma mudança nas concepções e nas formas de os professores de Educação Física ensinarem os jogos esportivos coletivos. Os educadores que atuam sob a ótica do modelo tradicional, pautado na execução e na repetição de gestos motores, podem mudar sua capacidade de compreender o fenômeno esportivo. Todavia, o empreendimento é longo, trabalhoso e precisa estar bem ancorado em fundamentos teóricos relacionados à dimensão tática, aliando o estudo teórico ao estudo prático e sendo conduzido por pesquisadores com expertise em relação ao tema.