Resumo
As dicas têm o objetivo de direcionar a atenção do aprendiz para as informações importantes da tarefa auxiliando no processo ensino-aprendizagem. Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam comportamento descoordenado e impreciso, o qual se evidencia tanto na performance de tarefas motoras quanto nas áreas afetiva, social e de aprendizagem escolar. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito das dicas na aquisição do rolamento peixe por crianças com TDC. Utilizou-se o MABC (HENDERSON e SUGDEN, 1992) para identificar as crianças com TDC, sendo a amostra composta pelos seguintes grupos: desenvolvimento típico com dicas de aprendizagem (GDTD, n=6), desenvolvimento típico sem dicas (GDTS, n=8), TDC com dicas (TDCD, n=8) e TDC sem dicas (TDCS, n=2). As crianças foram avaliadas em três momentos: antes do programa de intervenção (PRÉ), logo após o término do programa (PÓS) e 14 dias após a avaliação PÓS (RET). O programa de intervenção para o ensino do rolamento peixe foi conduzido em 7 aulas durante 3 semanas. Realizou-se avaliação subjetiva, por meio de um checklist e avaliação objetiva por meio da análise cinemática do movimento. As dicas de aprendizagem utilizadas foram: “empurre o chão”, “coloque as mãos o mais longe possível” e “queixo no peito”. Para as variáveis cinemáticas utilizou-se a ANOVA two-way (3x3) com medidas repetidas no último fator e quando encontrada diferença significativa foi aplicado o teste post hoc de Tukey. Para os dados obtidos pela análise subjetiva aplicou-se o teste de Kruskall-Wallis e o teste de Friedman, e quando encontrada diferença significativa utilizou-se como post hoc o teste de Wilcoxon. Adotou-se nível de significância de p<0,05. Os resultados não demonstraram diferença significativa entre os grupos em nenhuma das variáveis analisadas. Verificou-se diferença significativa entre o PÓS e a RET na análise do pico da velocidade resultante do CM (p<0,05), e entre o PRÉ e PÓS no deslocamento resultante do CM (p<0,05). Na análise das notas obtidas na avaliação subjetiva foi encontrada diferença entre o PRÉ e PÓS (p<0,05) e PÓS e RET (p<0,05). Os resultados permitiram concluir que as dicas utilizadas não foram específicas o suficiente para gerar modificações significativas na aprendizagem do rolamento peixe, devido ao padrão de movimento apresentado pelas crianças e o nível de complexidade da tarefa. Entretanto, modificações importantes com relação à coordenação motora no movimento puderam ser verificadas.