Editora Icone. Brasil None. 112 páginas.

Sobre

Muito se tem falado a respeito da importância das atividades motoras no desenvolvimento integral do indivíduo, ressaltando, entre outros aspectos, a manipulação de materiais e a utilização de movimentos corporais construídos e culturalmente determinados. Tais atividades deveriam contribuir para o aluno conhecer melhor o seu corpo e os outros corpos em movimento, entender melhor a relação temporal e espacial que une e separa os corpos e vivenciar as relações que ocorrem nesse espaço. Buscar, por meio de vivências corporais diversificadas e do conhecimento sistematizado da cultura corporal, compreender a realidade.
Os temas da cultura corporal de movimento, em especial os jogos e as atividades rítmicas, são conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física, mas não são privilégio exclusivo dos profissionais dessa área. Educadores de 1º ao 5º ano, em escolas que não contam com o especialista da área, precisam de formação e informação adequada para compreender que o corpo integra a aprendizagem de diferentes conteúdos e que vivências corporais diversificadas e o conhecimento sistematizado da cultura corporal favorecem a compreensão da realidade.
Assim, a ideia de escrever uma obra sobre atividades físicas na prática educativa, que sirva para profissionais da educação em geral, tem como objetivos principais oferecer:
1) Conhecimentos sobre a motricidade como capacidade exclusivamente humana de agir com intencionalidade, que possibilite ao professor trabalhar em sua prática pedagógica a questão corporal articulada às demais matérias do currículo;
2) Fundamentação teórica que permita ao professor eleger metodologias diretivas e não diretivas;
3) Subsídios para a prática de uma educação da motricidade atrelada à criatividade, que proporcione aos alunos uma cultura corporal de movimento suficientemente diversificada e isenta de preconceitos, que possa propiciar uma reflexão e atuação autônoma.
4) Enfoque globalizador das atividades propostas, que permita ao professor oferecer ações que potencialize nos alunos capacidades que permitam responder aos problemas reais em todos os âmbitos do desenvolvimento.

Acessar