Didática da Educação Física no Brasil

Parte de Atlas do Esporte no Brasil . páginas 732 - 738

Resumo

Do ponto de vista formal, a didática é a disciplina pedagógica de caráter prático e normativo que tem por objeto específico a técnica de ensino, isto é, a técnica de dirigir e orientar eficazmente os alunos na sua aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma das dimensões da pedagogia, por sua vez entendida – tomando-se por base seu conteúdo – como o conjunto de conhecimentos sistemáticos sobre o fenômeno educativo. A apreciação do desenvolvimento da didática da Educação Física no Brasil, como também da própria pedagogia da mesma área, pode ser feita por períodos demarcados com características típicas de identificação. Neste capítulo, o primeiro destes períodos é aqui denominado de “A Pedagogia da Educação Física” com duração de 1932 até 1938. Este período foi precedido pela adoção de Sistemas e Métodos de Educação Física estrangeiros: Exercícios Sistematizados por Jahn (1860); Método Sueco (1888) e Calistenia, adotado na Marinha brasileira nos anos de 1920. Em termos cronológicos, apresentam-se a seguir os fatos de memória com maior significado deste estágio inicial e dos subseqüentes até a situação presente no país.

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