Sobre
PREFÁCIO
Este diagnóstico do esporte inaugura, no Brasil, uma nova prática de construção de estatísticas sobre o setor. Pois não será mera observação de um momento, um raio-X. Vai muito além disso.
Construímos, a partir daqui, a cultura de produção de informações dinâmicas, que capta o movimento e desenvolvimento do esporte a partir das políticas implementadas. Isso é inédito no Brasil e na América do Sul.
Esses dados não ficarão desatualizados após a coleta: serão reaplicados e comparados periodicamente para que seus avanços sejam identificados.
Assim, poderemos mensurar a participação do esporte naquilo que se chama de educação integral do ser humano, que é seu desenvolvimento quanto ao conhecimento geral inserido nas ciências, na cultura, no esporte, no meio ambiente e na cidadania.
Para a concretização de tais intenções, a pesquisa propõe-se a realizar investigações em quatro grandes variáveis fundamentais que dão conteúdo e forma ao atual sistema esportivo brasileiro, a saber:
a) O praticante ou não de esporte e atividade física.
b) A infraestrutura esportiva.
c) O financiamento esportivo.
d) A legislação esportiva.
Nesse sentido, o DIESPORTE propõe o uso de metodologias capazes de ser reaplicadas em diferentes períodos e espaços, permitindo captar dados, bem como gerar a possibilidade de se criar futuramente uma plataforma de estatísticas básicas sobre o esporte no Brasil.
Tal proposição inclui naturalmente a geração de uma cultura de estatísticas básicas que possa referenciar as políticas públicas do esporte em âmbito nacional, independente das mudanças de governo e de eventuais lideranças do esporte nacional.
George Hilton dos Santos Cecílio
Ministro de Estado do Esporte