Diferenças no Desempenho de Potência Muscular Entre Boxeadores da Seleção Brasileira Classificados e Não Classificados Para os Jogos Olímpicos de Londres 2012
Por Irineu Loturco (Autor), Waldir Zampronha Filho (Autor), Igor F. Cruz (Autor), Felipe Romano (Autor), César Cavinato Cal Abad (Autor), Franz Burini (Autor), Ronaldo Kobal (Autor), Saulo Gil (Autor), Valmor Tricoli (Autor).
Em XXXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE
Resumo
Introdução: O desempenho da potência muscular (PM) pode ser relacionado ao êxito em diferentes tarefas motoras(TM). Diversos trabalhos foram capazes de comprovar a associação dessa capacidade com TM simples como correr e saltar. Entretanto, até onde sabemos, nenhum trabalho foi capaz de relacionar a PM com o nível esportiv o individual em esportes complexos. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar se existem diferenças no desempenho de PM de dois grupos de boxeadores: os classificados e os não - classificados para os Jogos Olímpicos de Londres (JOL). Nossa hipótese é que, devido às exigências dessa modalidade, lutadores de nível olímpico apresentem desempenhos superiores de PM nos exercícios testados.